quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Avançam os trabalhos de recuperação de ferrovia em Pernambuco

Há aproximadas duas semanas, a ONG Amigos do Trem Regional Pernambuco retomou os trabalhos de recondicionamento da Linha Tronco Norte de Pernambuco, entre os municípios de Recife e Camaragibe. Os trilhos, sem tráfego já há alguns anos, estão reaparecendo graças ao trabalho voluntário desenvolvido pelos sócios e colaboradores da entidade. A proposta é que o trecho esteja em condições mínimas operacionais em breve para que possa ser executada no mesmo a segunda etapa da fiscalização voluntária da linha, realizada em parceria com a Concessionária Ferrovia Transnordestina Logística S/A - FTLSA, com a circulação do veículo ferroviário auto de linha adquirido pela ONG e que encontra-se em fase final de reformas. O principal objetivo da ONG é resgatar o patrimônio ferroviário, atribuindo-lhe novos usos que possibilitem sua proteção, sendo a implantação do turismo sobre trilhos uma das principais possibilidades, a qual vem recebendo foco da entidade nos últimos anos e que promete render bons frutos. Os trens de turismo ao longo das últimas décadas, principalmente no Sul e Sudeste do país, têm-se consolidado como atividade que viabiliza além da preservação do patrimônio ferroviário, a geração de empregos, renda e dinamização do turismo nas regiões onde foram implementados até então. Os Amigos do Trem pretendem o mesmo para Pernambuco, que hoje não explora seu vasto potencial para o turismo ferroviário como deveria. Os integrantes do movimento defendem que Pernambuco pode ter trens turísticos ao longo do ano e que isso será de grande proveito, em diversos aspectos, considerando inclusive a atual crise econômica vivenciada pelo país que exige que se busquem maneiras para que possa ser contornada. Logo, o trem pode ser (como foi durante mais de um século) um mecanismo para o fortalecimento das economias locais, por meio da atividade turística.
Nesta Quarta-feira, Feriado de Finados, os Amigos do Trem puseram mais uma vez a mão na massa e reabriram mais uma boa parte da Linha Norte, no trecho próximo ao bairro da Várzea, Recife, e à Arena de Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, divisa também com Camaragibe, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. Os trabalhos nos últimos dias se tornaram mais regulares e a proposta é que permaneçam dessa forma para que o trecho inicial da Linha seja liberado o quanto antes, de forma que novos trechos possam receber os trabalhos de recondicionamento parcial.
Confira algumas imagens da ação deste dia 02 de Novembro de 2016:

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação

Remoção de árvore caída sobre os trilhos. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação

Via limpa novamente. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Execução de capina. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação

7 comentários:

  1. Maravilhosa iniciativa , faço votos de muito sucesso e prosperidade nesta empreitada para recuperar nossas vias férreas e que dentro em breve possamos novamente andar de trem.

    ResponderExcluir
  2. Em Caruaru os trilhos tem sido alterados e muita gente inavadiu e fizeram casa em cima.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!!! Vocês deveriam atuar aqui no centro oeste também e nos ajudar na preservação da Estrada de Ferro Goyaz.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, no Rj que esta precisando de trabalho assim tem muita linha ferrea abandonada e uma boa parte infelizmente foi roubada ou construirão casa encima.

    ResponderExcluir
  5. Esperamos que em um médio prazo esse projeto esteja chegando a Gravtá. - PE

    ResponderExcluir