sábado, 26 de novembro de 2016

Amigos do Trem avançam na Linha Norte de Pernambuco

Neste Sábado, voluntários da ONG Amigos do Trem Regional Pernambuco avançaram vários metros no trabalho de recondicionamento parcial da Linha Tronco Norte de Pernambuco, trecho compreendido entre Lacerda (Rodoviária) e Camaragibe, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. O trabalho desenvolvido pela entidade tem como finalidade dar vida ao patrimônio ferroviário sem uso no estado de Pernambuco, fomentando o turismo sobre trilhos, a partir do que pretende-se fortalecer as economias locais, gerar empregos, além de promover um melhor aproveitamento do potencial turístico e cultural local, contribuindo diretamente para a preservação do patrimônio público ferroviário nacional. Prezando pelo meio ambiente, a ONG Amigos do Trem apenas retira o mato sobre os trilhos, mantendo a vegetação que cerca a via, mas que não compromete a operação ferroviária.
A previsão é de que até Janeiro o trecho da linha férrea entre o TIP e a antiga Estação Ferroviária de Camaragibe esteja em condições mínimas de operação. As atividades continuarão nas próximas semanas.
Confira algumas imagens da atividade realizada neste Sàbado, 26 de Novembro de 2016:

(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

Equipe de voluntários sobre o pontilhão já limpo. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

Trecho limpo, após trabalho da ONG Amigos do Trem. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

5 comentários:

  1. parabens a todos participantes, essa iniciativa é importante para algum uso nos trilhos, quem sabe um trole de linha ou algo tipo sobre trlihos, bibcilinha ...preservar é usar

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  2. Sou fã do trem espero que venham investimentos

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  3. Desejo-lhes o maior sucesso nessa tarefa de resgatar a linha tronco Norte de nosso Estado, que esse trecho do TIP até Camaragibe (cuja estação está em ruínas e várias moradias muito próximas ao leito da malha ferroviária), venha a ter os serviços que estão empreendendo concluídos, para que possam partir para novas etapas, muito embora quem deveria estar executando esse trabalho era a TRANSNORDESTINA, que é a concessionária de toda a malha das estradas de fero do Nordeste, conforme nota da ANTF, assim transcrita: A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), emitiu o texto a seguir, que esclarecia sobre o que realmente a Transnordestina Logística S.A. , antes Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. (CFN) que administra a malha ferroviária do Nordeste, adquirida da Rede Ferroviária Federal S.A. que compreende as Seguintes Superintendências Regionais: SR-1 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte); SR-11 (Ceará) e SR-12 (Piauí e Maranhão), numa extensão de 4.238 km, que se estendem pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba Pernambuco, Alagoas, seguindo até o município de Propriá em Sergipe. Em 2008, a razão social da CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste S.A) mudou para a atual Transnordestina Logística S.A. (TLSA), que segundo a nota abaixo pretendia realizar nos trechos das ferrovias adquiridas no processo de privatização da RFFSA, em 30/08/1997, ratificado pelo Decreto de 30/12/1997, cujo Contrato de Concessão celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) foi publicado no D.O.U de 31/12/1997, com vistas operar a contento os serviços ferroviários em toda a malha existente, daí dizia a matéria: “A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 01/01/98 (já excluiu o de passageiros) e tem hoje o propósito de se tornar líder em logística no Nordeste a partir de 2010. Para tanto, está modernizando sua gestão e investindo em melhorias operacionais e reforma de vagões e locomotivas, além de recuperar trechos de sua malha. Um grande projeto de expansão está em andamento, que levará à reestruturação completa do modelo de negócio atual, com novos ramais, eliminação de gargalos operacionais, remodelamento de trechos, ampliação da capacidade e aumento substancial da produtividade dos ativos”.
    Mas o que foi que fez? Isto que vocês estão vendo e lidando com o descaso. Acho que vocês com base nessas afirmações poderiam cobrar a essa empresa algo mais, inclusive o fornecimento de máquinas e pessoal para com a coordenação dessa Associação o trabalho venha a ser realizado em menos tempo e mais eficácia, principalmente nas linhas tronco Norte e Centro. Vale a pena uma conversa com os dirigentes da Transnordestina, muito embora a sede seja em Fortaleza, como segue: Av. Francisco Sá, 4829 - Álvaro Weyne, Fortaleza - CE, CEP:60335-195 Telefone:(85) 4008-2500
    Um feliz 2017, com muito trabalho, paz e sucesso na empreitada.
    Jeová Barboza - Timbaúba (PE)

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  4. Parabéns pela iniciativa,eu queria saber se o trecho linha norte,que compreende se estação Lacerda,curado estação Nazaré da Mata,vai voltar a iniciar os trabalhos?

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  5. Boa noite. Fiquei sabendo hoje por uma matéria na TV sobre esse projeto. Sempre achei um absurdo terem acabado com o nosso Trem! Gostaria de me aproximar mais e tentar fazer alguma coisa. Sou de Caruaru. 74 aposentado.

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