sábado, 19 de julho de 2014

Uma caminhada pela volta do trem

Prontos para começar a jornada, na estação
ferroviária de Carpina
Ocorreu neste dia 19 de Julho a 3ª edição da caminhada "Nos Trilhos da História", realizada pela ONG Amigos do Trem - Regional Pernambuco, com o apoio do SINDMETRO-PE (Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) e do Clube de Engenharia de Pernambuco. O evento dessa vez, voltado para a reativação dos trens de passageiros para a Zona da Mata Norte de Pernambuco, contou com a participação recorde de aproximadas 50 pessoas.




Na trilha dos trilhos... pela volta do trem!
O percurso da caminhada totalizou 13 km, entre as estações ferroviárias de Carpina e Nazaré da Mata, na antiga Linha Norte de Pernambuco, durando aproximadamente 4 horas. Contou com o apoio e participação do SINDMETRO-PE e seu presidente, Diogo Morais, dentre outros membros, além do Vereador Salustiano Bira, da cidade de Nazaré da Mata, o professor Jorge Araújo do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE) e membros da APEFE (Associação Pernambucana de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária). Participaram também, além dos membros da ONG, muitos outros amigos do trem que vieram de cidades da Zona da Mata Norte, da capital Recife e até da Paraíba.
A região apresenta grande beleza natural
A reativação do trecho Recife - Nazaré da Mata da ferrovia para o transporte de passageiros iria beneficiar milhares de pessoas que se encontram nas cidades cortadas pela via férrea como Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Carpina, Tracunhaém e a própria Nazaré da Mata, além das cidades vizinhas a essas. Além disso, o turismo na região seria incrementado com a reativação, uma vez que abriria caminhos para serem buscados os atrativos da Zona da Mata, por meio de uma viagem de trem. Inclusive a própria ONG Amigos do Trem tem uma proposta de trem turístico para a região.
No evento houve também o início de um abaixo - assinado em prol dessa luta.
A caminhada representou um momento inicial dessa batalha pelo objetivo da reativação dos trens de passageiros para a Mata Norte pernambucana, batalha essa que continua e esperamos todos que possa render bons frutos.

O grupo se reunindo na plataforma da estação ferroviária de Nazaré da Mata


Um comentário:

  1. Se eu morasse no Recife eu iria se possível ser voluntário, sem visão de um financeiro nenhum

    ResponderExcluir