terça-feira, 1 de julho de 2014

Amigos do Trem - PE, SINDMETRO-PE e Clube de Engenharia discutem reativação do trem para a Zona da Mata pernambucana

Ocorreu nesta Segunda-feira, 30 de Junho a primeira conversa entre a direção regional da ONG Amigos do Trem e o SINDMETRO-PE (Sindicato dos Metroviários de Pernambuco), possibilitada pelo Diogo Morais (presidente do SINDMETRO-PE) sobre a possibilidade de projetos de reativação da malha ferroviária que liga Recife a Zona da Mata do estado. Já nesta Terça-feira, primeiro de Julho, houve o segundo encontro, dessa vez com a participação também do pessoal do Clube de Engenharia de Pernambuco para discutir o tema. Nesta ocasião foi apresentado aos representantes do SINDMETRO-PE e do Clube de Engenharia de Pernambuco um panorama da situação atual das linhas Sul e Norte de Pernambuco, ambas que fazem a ligação entre a capital e a Mata pernambucana. A apresentação foi realizada pelos membros André Cardoso e Diego Santos da diretoria regional da ONG Amigos do Trem junto com o Gerson Santos, representante da APEFE (Associação Pernambucana de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária). O material da referida apresentação foi colhido nos últimos anos em visitas feitas pelos membros da APEFE, do MFPE (Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco) e da própria ONG aos trechos da malha ferroviária do estado.
O foco das discussões está sendo a reativação dos trens inicialmente até a cidade de Nazaré da Mata, na Linha Norte, cogitando-se também a possibilidade de um projeto para a Linha Sul.
Os grupos voltaram a se reunir na próxima semana para definir estratégias. Uma das mobilizações para essa reativação será a caminhada do próximo dia 19, entre Carpina e Nazaré da Mata. (http://amigosdotrempernambuco.blogspot.com.br/
Veja mais sobre a caminhada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário