sábado, 27 de agosto de 2016

Uma caminhada pelo patrimônio ferroviário

Realizada hoje pela manhã e início da tarde a 5ª edição da Caminhada Nos Trilhos da História, evento realizado pela ONG Amigos do Trem - Regional Pernambuco, com o intuito de promover uma aproximação das pessoas com o patrimônio ferroviário, mostrar seu potencial e contribuir dessa forma com a preservação do mesmo. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes.
Esta edição da caminhada, realizada pelos trilhos da Linha Norte de Pernambuco, teve como ponto de partida a Estação Ferroviária de Carpina, localizada na área central deste município, desativada desde o fim da década de 1980. Hoje, abriga uma lan-house, em condições razoáveis de conservação. O ponto final da Caminhada foi a Estação Ferroviária de Paudalho, recentemente reformada abriga a Secretaria de Cultura deste município e o Arquivo Público Municipal.
Ao longo do percurso, muitas belas paisagens típicas da Zona da Mata Norte de Pernambuco: riachos, cachoeiras, matas e canaviais. Em alguns trechos, na linha sem tráfego há poucos anos, a vegetação encontra-se bastante adensada. Nas proximidades dos centros urbanos, percebeu-se o desrespeito de parte da população em não considerar os limites da ferrovia. Ao final de tudo, o evento foi bem-sucedido.
A Linha Norte de Pernambuco está dentro dos planos da ONG para implantação de roteiros turísticos ferroviários, o que, para ser viabilizado, requer a contribuição dos municípios envolvidos, bem como de suas populações em não obstruir ou depredar a via férrea. A Amigos do Trem defende que a ferrovia deve ser incorporada e devidamente respeitada dentro dos espaços urbano e rural.
As ações da ONG Amigos do Trem continuam. O veículo ferroviário - auto de linha - conseguido junto à Ferrovia Transnordestina Logística S/A, que muito tem contribuído com as ações da ONG, está em fase final de reforma e a proposta é que dentro de poucos meses o mesmo esteja em operação na Linha Norte, como uma primeira etapa para implantação de projetos futuros.
Confira algumas imagens da caminhada que movimentou a Mata Norte neste Sábado dia 27 de Agosto de 2016:
Chegada do grupo em Paudalho.

Nas proximidades da Estação Ferroviária de Paudalho.

O percurso.

Pausa para descanso.

Entre canaviais.

Os participantes.

Estação Ferroviária de Carpina e o grupo participante da caminhada.

7 comentários:

  1. Caros Amigos:
    Volto a parabenizá-los pelo trabalho que vêm desenvolvendo em defesa de nossas ferrovias, haja vista a caminhada realizada hoje com a participação de aproximadamente 40 pessoas, o que demonstra que juventude está empenhada a salvar esse patrimônio, mas vale aqui "questionar" dois aspectos que no meu parco entender são importantes: primeiro, não acho de estações ferroviária foram edificadas para serem moradias, lan-house ou Secretarias de Cultura ou outra qualquer. Não é radicalismo, mas sempre soube e conheço as gares como pontos de chegadas e saídas de TREM. Os prefeitos deveriam lutar, como vocês, pela recuperação da malha ferroviária e pelo retorno dos trens que geram movimento e divisas para o município. Recuperar e ocupar é muito fácil. Em segundo lugar, vocês dizem que "a Transnordestina tem contribuindo muito para com as ações da ONG", mas o que a empresa deveria ter feito é o que se comprometeu a fazer desde que assumiu o controle das ferrovias nordestinas, consoante artigo publicado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, a seguir transcrito: "A Transnordestina Logística S/A, antiga Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, obteve a concessão da Malha Nordeste - SR1 (Recife), SR11 (Fortaleza) e SR12 (São Luís) pertencentes à Rede Ferroviária Federal S.A. - no leilão realizado em 18/07/97. A outorga dessa concessão foi efetivada pelo Decreto Presidencial de 30/12/97, publicado no Diário Oficial da União de 31/12/97.
    A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 01/01/98 e tem hoje o propósito de se tornar líder em logística no Nordeste a partir de 2010. Para tanto, está modernizando sua gestão e investindo em melhorias operacionais e reforma de vagões e locomotivas, além de recuperar trechos de sua malha. Um grande projeto de expansão está em andamento, que levará à reestruturação completa do modelo de negócio atual, com novos ramais, eliminação de gargalos operacionais, remodelamento de trechos, ampliação da capacidade e aumento substancial da produtividade dos ativos".
    PERGUNTO-LHES: É isso que está acontecendo com nossa malha ferroviária? Em todo o Nordeste, do Maranhão à Bahia o descaso é um só: estações em ruína, leito da ferrovia coberto de mato ou enterrado, construções indevidas, vagões de carga e de passageiros, bem como locomotivas transformados em cemitério de ferros velhos e outras mazelas. Mas não pensem que somos nós os privilegiados, salvo raras as exceções, o caos é quase total; mas continuem lutando e conclamando junto à Transnordestina o cumprimento da promessa e aos poderes constituídos para que se engajem também nessa odisseia de que vocês são pioneiros, para que um dia não mais ressoe em nossos ouvidos o som do "último apito", e sim que esse se eternize por muitas gerações. Vocês serão os precursores dessa reforma e nossos pósteros os beneficiários e continuadores dessa luta que não deve parar nunca!
    Jeová Barboza - Timbaúba (PE)

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  2. Amigo Jeová,

    Bravos Amigos do Trem!

    Assino embaixo Jeová. Jogamos e continuamos jogando todo o investimento feito na malha ferroviária no lixo. É preciso escalar a discussão. Para o Brasil parece que não faz sentido investir em transporte ferroviário. Quando fará?

    Hermano Perrelli, Recife.

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  3. MEUS PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES DA 5 CAMINHADA NOS TRILHOS DA HISTORIA. GOSTARIA DE TER PARTICIPADO, MAS NÃO DEU. ESPERO A PRÓXIMA SE DEUS QUISER.
    CONCORDO COM O JEOVÁ BARBOSA EM TODOS ASPECTOS SÓ VEMOS ABONANDO.

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  4. Boa tarde a todos. Parabens pela iniciativa. Torço para que Pernambuco possa ter trens turisticos como tem no Parana, Espirito Santo, Pantanal, Minas Gerais, entre outros. Tanto para norte como para sul. Imaginem um trem do forro para as cidades da mata norte.
    Quanto aos passeios, pena que so agora fiquei sabendo desses eventos. Gostaria de ficar sabendo do proximo para me programar. Torço que seja logo.

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  6. AMIGOS: SE POSSÍVEL GOSTARIA DE QUE INFORMASSEM A APRESENTASSEM UM MAPA MOSTRANDO AS CIDADES POR ONDE PASSA A LINHA TRONCO CENTRO DE PERNAMBUCO, OU SEJA, DE RECIFE A SALGUEIRO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA UM TRABALHO QUE PRETENDO REALIZAR E O MAPA DE QUE DISPONHO DÓ ASSINALA ATÉ SÃO CAETANO, FALTADO RESTANTE. FICO-LHES GRATO PELA ATENÇÃO.
    JEOVÁ BARBOZA.

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  7. Parabéns por ter conseguido realizar está bela atividades de resgatar a história da ferrovia meu sonho é ter o direito de sonhar com parte desta relíquia a ferrovia em Pernambuco abraço a todos : Alberto Clemente.

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